5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

0

O marketing digital é hoje um dos principais assuntos quando se fala em negócios e vendas para empresas de todos os tamanhos, e as pequenas empresas são as que mais podem se beneficiar de todo o potencial que esse tipo de trabalho pode trazer para o negócio.

Veja na sequência 5 dicas de marketing digital que vão te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio com a ajuda da internet.

1 – Construa sua presença online

Ter uma presença online é o primeiro passo para que o seu negócio possa conseguir bons resultados através da internet.

A construção de uma presença online vai além de apenas contratar uma empresa de criação de site para construir sua página e da criação de perfis em redes sociais.

Para ter uma boa presença online é necessário investir também no relacionamento com o seu público, para que esses venham a se tornar clientes do seu negócio.

Além disso, também é fundamental investir em conteúdos altamente relevantes para esse público, o que fará com que a sua empresa passe a ser vista como autoridade no seu mercado.

2 – Não venda apenas produtos

Muitos donos de negócios não gostam de admitir isso quando se deparam com esse fato, mas as pessoas não têm nenhum interesse pelo seu produto específico.

Se você vende roupas, dificilmente algum dos seus clientes está interessado no tecido em que uma camiseta é feita.

Para o cliente, o que vale é o que aquele produto pode proporcionar. Seguindo o exemplo das roupas, o cliente está interessado em estilo, conforto ou qualquer outra sensação que uma peça de roupa possa oferecer.

Por isso, a sua empresa não deve vender apenas produtos, mas as transformações e benefícios que eles podem proporcionar ao seu cliente.

3 – Foque nas necessidades do cliente

Muitas empresas cometem um erro básico quando começam a utilizar a internet em seus negócios.

Essas empresas ficam tão preocupadas em criar o melhor produto do mercado que acabam se esquecendo de criar algo que satisfaça necessidades ou resolva problemas das pessoas.

Por isso é importante que antes de começar a trabalhar em um novo produto ou serviço você conheça as necessidades reais dos seus clientes.

Criando um produto útil, a internet vai ser o melhor canal para que seus clientes o conheçam e vejam que ele pode suprir suas necessidades.

4 – Construa uma lista de e-mails

A lista de e-mails de uma empresa é um de seus ativos mais valiosos – se não for o mais valioso.

Através da lista, é possível construir um relacionamento mais próximo com os seus clientes, sempre visando o longo prazo, tornando possível fazer mais de uma venda para o mesmo cliente.

A maneira mais efetiva para começar a construir uma lista de e-mails é oferecer aos usuários que chegam ao seu site recompensas digitais no formato de materiais, como ebooks, infográficos, videoaulas ou qualquer outro formato que o seu público possa consumir rapidamente.

Para ter acesso a esse material, o usuário precisa apenas informar seu endereço de e-mail.

Se você não tem tempo ou o conhecimento necessário para colocar esse tipo de ação em prática, existem muitas empresas de marketing digital especialistas em estratégias de criação de listas de e-mail e recompensas digitais, então vale a pena pesquisar e entrar em contato para saber mais sobre esse tipo de serviço.

E assim você começa a criar sua lista de e-mails.

5 – Crie um blog

Por mais que você ouça por aí que ninguém se importa com conteúdos em texto, feche os ouvidos e crie um blog para sua empresa.

É através dos blogs que os usuários vão chegar de maneira orgânica até o site da sua empresa e conhecerão o seu trabalho.

O número de empresas que utilizam blogs como forma de atrair mais visitantes para suas páginas cresce consideravelmente não só no Brasil, mas em outros países, como os Estados Unidos.

Essa é comprovadamente uma das estratégias mais eficientes e baratas de se conseguir resultados para sua empresa, independente do mercado em que você atue.

Conclusão

Como você viu, utilizar o marketing digital a favor do seu negócio é muito mais fácil do que se imagina, e se você tem um negócio que está precisando de mais resultados, esse é o caminho mais adequado.

Mesmo que você não disponha de tempo para aplicar essas dicas ao seu negócio, não precisa se preocupar. Você pode contratar uma agência digital para ajudar a entender e definir quais ações podem dar mais resultados.

Coloque essas dicas em prática e depois conte para nós o resultado aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.